Cidades

Complexo hoteleiro em Maricá terá universidade

Complexo hoteleiro ocupará área de restinga. Foto: Fazenda São Bento da Lagoa/Divulgação

O complexo hoteleiro projetado na Barra de Maricá contará com um centro de formação profissional especializado em Hotelaria, de acordo com a Prefeitura de Maricá. Na segunda-feira (21), o governo publicou um protocolo de intenções para implantação dos cursos com o grupo IDB Brasil, empresa responsável pelo empreendimento.

O centro de formação deverá funcionar no próprio complexo hoteleiro, composto por cinco hotéis de luxo com cerca de 2 mil quartos. A ideia, segundo o protocolo, é de que os estudantes façam seus estagios nos hoteis.

Este centro será divido entre universidade e cursos profissionalizantes. Na universidade serão oferecidas 700 vagas para alta direção de hotelaria e alta cozinha.

O centro de formação profissional oferecerá até 3 mil vagas para cursos gratuitos, para preparar os alunos para exercer os trabalhos de Pessoal de Recepção, Expert em Gastronomia, de Serviço de Restaurante, de Serviço Integral de Quartos e de Manutenção de Instalações Hoteleiras, entre outros.

A proposta do centro de formação surgiu "devido ao grande número de vagas de trabalho que o projeto demandará no setor turístico e hoteleiro de Maricá", informou o protocolo assinado com a empresa.

A construção do complexo pode gerar até 52 mil empregos, entre diretos e indiretos, segundo estudo de impacto econômico. Apoiado também pelo governo estadual do Rio de Janeiro, o empreendimento deve gerar receita anual de R$ 1 bilhão para o município.

A empresa se dispôs a cooperar com o financiamento e estruturação do centro de ensino. A Prefeitura de Maricá deverá elaborar uma política de subsídios a cidadãos maricaenses na oferta de bolsas de estudos no centro hoteleiro.

De acordo com o texto o projeto total será executado em três etapas ao longo de 15 anos, sendo desenvolvidas principalmente as instalações turísticas na primeira etapa e, em menor quantidade, complementadas na segunda etapa.

O complexo hoteleiro está em fase de licenciamento, segundo o governo estadual do Rio de Janeiro. Por ser em área de Área de Proteção Ambiental (APA), há previsão de construção em apenas 6,4% de uma área de 840 hectares.

Aquário

O complexo hoteleiro deverá sediar, ainda, um aquário oceanográfico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A Prefeitura de Maricá ficará a cargo a construção do aquário, que ocupará parte do terreno.

A empresa de comprometeu, ainda, a cooperar para a regularização fundiária da comunidade pesqueira de Zacarias.

< Motociclista é assassinado na Avenida João Brasil, em Niterói Maricá: Servidores públicos comemoram aumento salarial <